AF_SIMBOLO_MANDALAENERGY_RGB_OFFWHITE.png

FAQ - Tire aqui suas dúvidas sobre energia solar

1. O que é a Energia Solar Fotovoltaica?

É a energia elétrica produzida através de placas solares que captam a luz do sol. Essas placas captam a luz, e geram assim através do efeito fotovoltaico, correntes elétricas que irão alimentar sua residência ou qualquer local que necessite energia elétrica.

2. Quanto custa a instalação de um sistema solar?

Isso irá depender de um estudo que nossa equipe irá fazer levando em conta o consumo de energia e o local onde as placas serão instaladas. Isso irá nos dizer quantas placas serão necessárias e baseado nisso calcularemos o preço do sistema completo (que também inclui o inversor, cabos e outros itens). De qualquer forma, o investimento costuma ser recuperado numa média de 4 a 5 anos.

AF_SIMBOLO_MANDALAENERGY_RGB_OFFWHITE.png
AF_SIMBOLO_MANDALAENERGY_RGB_OFFWHITE.png

3. Posso ligar qualquer aparelho ao meu sistema de energia solar?

Sim, a energia produzida pelos painéis solares é usada na casa toda, ou seja, qualquer equipamento que esteja ligado na tomada ou a rede elétrica pode ser alimentado pela energia solar produzida pelas placas solares.

4. Uma vez instalado, por quanto tempo meu sistema solar vai funcionar?

Equipamentos solares de qualidade, duram em média 25 anos. Após isso, as placas continuam funcionando, mas começam a perder um pouco de sua potência e eficiência, não produzindo mais a mesma quantidade de energia como antes.

5. Mas preciso fazer algum tipo de manutenção ou algo do tipo?

O único tipo de manutenção necessária é limpar as placas 2 ou 3 vezes ao ano com água e um pano simples. Caso as placas fiquem muito sujas por falta de chuva essa manutenção pode ser feita mais vezes.

6. Como funciona o sistema de energia solar à noite?

Não existe produção de energia solar à noite, pois a energia é produzida através da irradiação solar. No entanto, a energia produzida durante o dia e não utilizada em tempo real é enviada para a rede da sua distribuidora, e será utilizada como crédito para abater o seu consumo noturno.

7. Se a luz da rua acabar, meu sistema de energia solar continuará funcionando?

Sim e não. Isso irá depender se você possui um sistema com “no break” com baterias de armazenamento na sua casa ou empresa. Esse tipo de solução é bem mais cara e irá permitir que você não fique sem energia. Porém, se você estiver conectado à rede e não possuir baterias, sua energia irá acabar como nos outros estabelecimentos pois existe uma conexão com o sistema de medição da sua distribuidora, e por motivos de segurança, o sistema todo é interrompido.

8. Não possuo o valor total de pagamento do projeto de energia solar, existe algum tipo de financiamento?

A resposta é sim. A Mandala Energy possui parcerias com financiadoras do setor solar que podem te ajudar no seu financiamento. E você como Pessoa Física ou Jurídica também pode conversar com seu banco e questionar se possui algum tipo de financiamento disponível para o seu projeto.

9. Quanto tempo demora a instalação do meu sistema solar? Preciso mudar algo em minha residência?

A instalação irá durar de 1 a 4 dias no máximo, caso não haja nenhum problema. Não será necessária nenhuma mudança na estrutura de sua residência e após instaladas, as placas solares não emitem nenhum barulho ou ruído que possa te atrapalhar.

10. Consigo monitorar minha produção de energia solar?

Sim, com um bom inversor fotovoltaico você poderá monitorar em tempo real a produção de energia solar. Este inversor pode ser conectado à internet através do seu celular com qualquer dispositivo com conexão à internet você pode ver a produção de energia. Você pode utilizar isso até mesmo para comparar a produção entre um mês e outro.